Meta Powpay: como ajudar seus filhos a economizar e concretizar seus sonhos?

9/20/2021

Já contamos para você o porquê incentivar seus filhos a criarem metas financeiras é uma ótima prática para atingir um consumo inteligente. Agora, contaremos como você pode ajudá-los a cumprirem os objetivos definidos.

Abaixo, listamos 5 dicas e um bônus sobre como você, responsável, pode ajudar seus filhos a alcançarem suas metas.

Tenha prioridades

Não basta apenas transferir o dinheiro para a conta Powpay do seu filho, é preciso orientá-lo! 

Assim que o dinheiro for depositado, oriente seus filhos a separar o valor da meta, pois com o montante do dinheiro da mesada na conta, é mais certeiro que ele tenha o suficiente para destinar parte dela para a meta.

Acompanhe o histórico de consumo

Acompanhar os gastos não é só importante para você, mas também para os pequenos. Por isso, estimule os seus filhos a estarem sempre atentos ao histórico de consumo. 

É uma forma mais prática deles terem noção se estão gastando muito e com o que estão gastando, se são compras relevantes ou gastos com supérfluos. 

Vá ao shopping e mercado com seu filho

Muitos dizem que ir ao mercado com os filhos é um erro, mas ir a esses lugares pode ser uma oportunidade de ensinar seus filhos a fazerem escolhas mais inteligentes. 

Faça uma aula prática e mostre o quanto cada produto representa da mesada dele. Dessa forma ele tem mais facilidade de entender se o produto é caro ou não.

Estimule a comprar no momento certo

É claro que, mesmo com metas definidas, consumir faz parte do dia a dia, mas é preciso entender se aquela hora é o melhor momento para ele comprar o que ele quer. 

Incentivar a pesquisa antes da compra ou então a comprar em uma promoção, são formas de mostrar para os seus filhos que é possível pagar menos por um produto.

Seja o exemplo

“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”

Essa frase não funciona mais com as crianças e adolescentes. O que você faz, vai influenciar muito os hábitos dos seus filhos. Por isso, se você quer ajudar seu filho a economizar, essa mudança também tem que partir de você. 

Ao verem os pais poupando ou sendo mais criteriosos nas suas compras, os filhos acabam percebendo a importância de gastar com consciência. 

Dica bônus: reconheça o esforço do seu filho 

Assim como você ganha uma promoção ou aumento por um ótimo trabalho, seu filho também pode ser recompensado por alguma atividade realizada com êxito. Claro que não devem ser tarefas pequenas ou obrigações, mas sim algo que tenha exigido mais esforço e dedicação dele. 

Então, caso seu filho ganhe um concurso acadêmico ou esportivo, é um motivo relevante para presenteá-lo com uma ajudinha financeira.


Quer saber mais dicas sobre consumo inteligente, então siga a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.