Metas financeiras: Motive seus filhos a definirem e cumprirem objetivos

9/20/2021

Definir metas financeiras com crianças e adolescentes é um passo essencial na conscientização e educação a respeito das responsabilidades que terão como adultos. Ao aprender sobre educação financeira desde cedo, é possível definir planos e prioridades para lidar com o dinheiro de forma consciente. Com este aprendizado seus filhos serão capazes de aproveitar melhor a juventude, ao mesmo tempo em que já começam a traçar planos para o futuro.

Uma boa forma de estimulá-los a definirem metas financeiras é fazê-los pensar sobre como utilizar a mesada de forma consciente. Some isso às dicas que seguem ao longo deste texto, e você já terá meio caminho andando para engajar os pequenos a cumprir as metas financeiras.

Como definir metas financeiras para crianças e adolescentes

Depois de definidos os valores e periodicidade da mesada, é hora de sentar com o seu filho para traçar as metas financeiras. 

Comece perguntando sobre os objetivos, desejos e necessidades que tenha a curto, médio e longo prazo, sempre com base na realidade da situação financeira atual.

Com estas informações em mãos, é hora de definir as prioridades e o valor que será destinado a cada meta financeira. Ao invés de trabalhar com valores absolutos, oriente a definir um percentual da mesada que deve ser destinado a cada meta, lembrando sempre do dinheiro necessário para atender as vontades mais urgentes, como ir ao cinema com os amigos, tomar um sorvete no fim de tarde ou comprar figurinhas para completar o seu álbum.

As metas financeiras de curto prazo - como comprar um videogame novo para brincar nas próximas férias - podem receber uma parcela maior da mesada, enquanto as de longo prazo - como dar uma entrada em um carro ao fazer 18 anos - podem ser divididas em percentuais menores, já que o prazo para a conquista será maior.


Três dicas para motivar as crianças para cumprir as metas financeiras

Acompanhar a forma com que seus filhos estão lidando com o dinheiro e cumprindo (ou não) as suas metas financeiras é fundamental no processo de educação. Veja abaixo algumas dicas para trazer uma motivação a mais. 

1. Seja o exemplo

Os filhos absorvem muito o que vêem os pais fazendo. Sendo assim, compartilhe com eles as suas metas financeiras, tanto as já alcançadas quanto os próximos objetivos, e mostre como você faz. Este pode ser um momento de conversa informal sobre o assunto, no qual você pode contar como fez para comprar o seu primeiro carro ou como está se programando para fazer uma viagem nas próximas férias em família.

2. Esteja disponível sempre que houver dúvidas

As crianças são naturalmente curiosas. E, como o dinheiro faz parte da vida, elas certamente têm o que perguntar sobre ele. O assunto pode surgir, por exemplo, quando elas reclamam que você não pode comprar determinado presente, ou quando questionam como funciona o pagamento de alguma conta de casa. Lembre-se de responder às dúvidas de forma paciente e com informações úteis para elas. 


3. Use recursos lúdicos para abordar o tema

Não é segredo que as crianças e adolescentes aprendem muito melhor a partir de atividades lúdicas. Sendo assim, por que não propor um jogo para que possam tomar decisões sobre o que fazer com determinado dinheiro? Jogos como Banco Imobiliário podem funcionar como um aliado no processo de educação financeira de seus filhos, além de proporcionar bons momentos em família e assegurar um ambiente em que se sintam ainda mais confortáveis em tirar dúvidas e buscar mais conhecimento sobre o assunto.


Metas financeiras na palma da mão


Quer uma ajudinha para organizar as metas financeiras de seus filhos? Confira a funcionalidade “Metas” disponível no aplicativo do Powpay️. Esta opção permite  criar um “cofrinho” específico para cada objetivo traçado e visualizar o andamento de cada um para tomar decisões conscientes ao longo dos meses.


O dinheiro guardado em cada meta fica separado do saldo em conta. Para colocá-lo em uma meta, é preciso transferi-lo da conta para lá. E da mesma forma para resgatar. Assim, o dinheiro fica realmente guardado e separado da quantia para uso no dia a dia. 


O Powpay️ é um cartão pré-pago e carteira digital que traz liberdade para filhos e tranquilidade para pais. Além de ajudar crianças e adolescentes a definirem suas metas financeiras, o aplicativo tem diversas funcionalidades criadas para facilitar a vida dos jovens e seus familiares. 


Quer conhecer mais sobre o Powpay e ser um dos primeiros a usar? Cadastre-se pelo site: www.powpay.com


Powpay, consumo inteligente desde cedo.