Por que dar um cartão mesada para o seu filho?

9/20/2021

Estabelecer uma mesada pode ser um bom caminho para ensinar seus filhos a darem valor ao dinheiro. A questão é, como fazer isso? Depois de definir o valor e a periodicidade, é hora de pensar sobre usar um cartão mesada ou entregar em dinheiro vivo.

Dinheiro vivo ou cartão mesada, qual a melhor opção?

Depois de acertados os valores e a periodicidade da mesada, é hora de ajustar com seu filho a forma com que ele vai receber e lidar com este dinheiro. As opções não são muitas, o que torna o processo de decisão um pouco mais fácil: você pode entregar-lhe um cartão mesada, onde o dinheiro será depositado e a criança responsável por administrá-lo, ou pagar em dinheiro vivo, que provavelmente será guardado em algum cantinho especial com possibilidades menores de controle, tanto por parte dos pais quanto dos filhos.

Para te ajudar nesta decisão, vamos propor algumas reflexões sobre as duas possibilidades: a alguns prós e contras das duas opções:


Cartão mesada: segurança e praticidade

Cartão mesada é um cartão pré-pago no qual os pais têm todo o controle para colocar crédito, acompanhar as ações dos filhos, bloquear, tudo isso sem fatura nem a possibilidade de parcelamento de compras. A ideia é que a criança comece a ter um controle financeiro e consiga gerenciar as suas contas e gastos.

Por que adotar o cartão mesada do Powpay️ vale a pena?

- Mais segurança! Protegido por senha, seu filho não precisará sair com dinheiro em espécie na rua;
- Mais praticidade para depositar o dinheiro, podendo ser feito de celular para celular;
- Possibilidade maior de controle de quanto dinheiro é dado por mês. Sem esquecer e sem que a criança exceda o limite;
- Fácil controle online de todos os gastos e contas tanto para criança, quanto para os pais;
- Possibilidade de cancelar ou bloquear o cartão quando quiser em caso de perda (por outro lado, se perdeu a nota de R$50,00 que ganhou de aniversário, não tem volta!).

Há quem acredite que o cartão distancia o contato da criança com o dinheiro. Entretanto, o uso do dinheiro digital (seja por meio de um cartão, bitcoins ou pagamentos via Pix) é uma tendência crescente. Portanto, quanto mais cedo a criança se acostumar e aprender a controlar essa forma virtual de compra, mais familiaridade ela vai ter com as novidades que vão surgir durante a vida adulta.

Dinheiro em espécie: ainda vale a pena?

Ao entregar a mesada em dinheiro em espécie, entenda que a criança deve receber, também, o ensinamento prévio sobre como usá-lo. Dito isso, uma das poucas vantagens apontadas de dar mesada com dinheiro em espécie é a visualização do dinheiro na mão e o “micro acompanhamento” desse gasto. Ou seja, a criança pode sair apenas com uma quantia pré-determinada para gastar naquele momento, deixando o restante do dinheiro em casa.

Por outro lado, fazer o seu filho andar o tempo inteiro com dinheiro em espécie pode trazer problemas de segurança, falta de troco em alguns estabelecimentos - ou a devolução do troco errado - e você terá que sacar a quantia exata toda vez que for entregar a mesada, sem a possibilidade de acompanhar no que ela está sendo gasta (e como), nem dispor de um local seguro para guardá-lo ou poupá-lo.

Pontos a considerar ao dar um cartão mesada

Depois de colocar as duas opções na balança, se você optou por entregar a mesada de seu filho por meio de um cartão mesada, saiba que está no caminho certo para orientá-lo sobre finanças e começar a dar os primeiros passos na vida adulta! 

No entanto, o ideal é, além de dar o cartão e incluir todo mês um crédito como mesada, ensinar sobre o uso do cartão.

Seja transparente


Deixe claro que o dinheiro disponível não é uma mera bonificação ou um benefício a se gastar com o que quiser. O saldo é para as coisas que a criança possa precisar. Com o acompanhamento dos gastos, ela pode saber o quanto ainda lhe resta de dinheiro e poupar para quando precisar de algo. Esta é uma boa maneira de cobrar responsabilidade e incentivar a interação entre os pais e os filhos.

Controle as ações da criança


Como já dito acima, é muito importante o controle dos pais. Normalmente, o cartão mesada disponibiliza dois tipos de acompanhamento pelo celular. Um para os pais e outro para os filhos. Para os pais, é possível acompanhar os gastos, recarregar o cartão ou bloquear o uso. Já para os filhos, está disponível o detalhamento das compras e saldo disponível.

Cuide da segurança


Mesmo sabendo que o cartão mesada dispensa preocupações de perda de dinheiro por parte da criança, é preciso ficar atento para caso o cartão seja perdido. Se qualquer incidente acontece, é possível bloqueá-lo imediatamente pelo celular, assim o dinheiro guardado não será perdido.

Cartão mesada com autonomia e tranquilidade

O Powpay️ é uma carteira digital com cartão pré-pago que traz liberdade para os filhos e tranquilidade para os pais. 


O aplicativo conta com funcionalidades de educação financeira gamificada para preparar uma geração de jovens independentes e autônomos. Você, como pai, pode cadastrar um dia e valor de mesada no Powpay️ que o app te lembra no dia correto de dar a mesada!


Quer conhecer mais sobre o Powpay®️ e ser um dos primeiros a usar? www.powpay.com.br 


Powpay️, consumo inteligente desde cedo.