Além da mesada: como os filhos podem ter uma renda extra?

4/20/2022

Dar mesada é uma forma de estimular a independência e autonomia, mas você sabia que dá para ir além? Você pode incentivar seu filho a fazer seu próprio dinheiro. 

Calma, não estamos falando que o seu filho precisa trabalhar e pagar contas, afinal trabalho infantil é crime. O que vamos mostrar a seguir, são pequenas atividades que podem estimular os filhos a fazerem seu próprio dinheiro. 

Por que estimular a criança a fazer seu próprio dinheiro?

Primeiro, vamos deixar claro: lugar de criança é na escola, essas atividades não devem substituir a educação! Além disso, o dinheiro extra não deverá ser para pagar as contas da casa, essa não é uma responsabilidade dos filhos. 

Dito isso, podemos responder a pergunta: por que as atividades para gerar um dinheirinho extra são interessantes? Os benefícios vão além do financeiro:

Empreendedorismo

Sabe aquela cena clássica dos filmes americanos, onde uma criança vende limonada em uma barraquinha na frente de casa? Então, esse é um ótimo exemplo de como o empreendedorismo pode surgir na infância.

Apesar de ser algo pequeno (e muitas vezes não lucrativo), a barraca de limonada exigiu (e exige, enquanto ativa) um grande esforço da criança para que ela funcione: compra dos limões, preparar o suco, montar a barraca e o próprio ato de vender. Essa simples venda de limonada pode inspirar a criança a querer ter seu próprio negócio.

Então, que tal acompanhar e orientar o seu filho caso ele tenha uma ideia de “negócio”? 

Criatividade

Crianças são naturalmente mais criativas, imaginam coisas que, nós adultos, nem pensamos. E por que podar essa habilidade? É a partir dela que surgem ideias inovadoras. 

“Ah mas como uma barraquinha de limonada pode estimular a criatividade?"

Todas as atividades são capazes de estimular a criatividade, mesmo aquelas que não sejam relacionadas diretamente com arte. No exemplo da limonada, a criatividade pode vir através da pintura da barraquinha, elaboração de um cartaz, novos sabores ou até mesmo na forma que a criança se comunica.

Responsabilidade

A responsabilidade já é algo que vem com a mesada e o consumo inteligente, mas ela é reforçada com a execução dessas atividades de renda extra. 

Como o dinheiro extra vai depender do esforço e dedicação da criança, ela acaba abraçando para si a responsabilidade de fazer acontecer. Esse sentimento é ótimo, pois a partir dele a criança desenvolve, por exemplo, o senso de proatividade.

Afinal, quais são essas atividades?

O dinheiro extra pode vir através de diversas formas, mas o importante é reforçar a presença do responsável! Ele deverá acompanhar e orientar a criança em cada passo, mas sem tirar a sua autonomia e liberdade. 

Alguns dos exemplos abaixo exigirão maior presença do responsável. 

Miçanga

Que tal fazer alguns colares, pulseiras e anéis? Fazer bijuterias não exige grandes investimentos iniciais e é uma atividade simples e prazerosa. 

Ela pode ser vendida para as amigas da escola, parentes, vizinhos ou, dependendo, em alguma feirinha livre.

Bolos e doces

Bolos, tortas e docinhos podem ser uma alternativa interessante, pois, diferente das miçangas, mais pessoas se interessam pelo produto. Afinal, quem resiste a um bolinho? 

Claro que essa atividade precisará da ajuda de um responsável, afinal, envolve fogo e utensílios pontiagudos. Novamente, essas guloseimas podem ser vendidas para amigos da escola, familiares, vizinhos e para muitas outras pessoas. 

Vender coisas usadas

Sabe aquele brinquedo que o seu filho não usa mais ou as roupas que não servem mais? Que tal revendê-los?

Eles podem ser vendidos para brechós ou, se preferir uma alternativa digital, em sites de revenda. Nesse último caso, é preciso a abertura de um perfil feito pelo responsável. 

Independente do que você for vender, esses produtos precisam ser minimamente selecionados (em bom estado) e preparados para venda: higienizados e embalados (no caso de serem enviados por correio). 

Negócios de família

Esse é um caso mais específico, mas vale falarmos dele aqui. 

Se a sua família tem uma loja, pode ser uma grande oportunidade para os filhos trabalharem. Não em cargos de gerência, mas assistentes: atendimento, caixa, estoque entre outras tarefas. 

Neste caso, além dos benefícios acima, trabalhar no negócio da família é uma oportunidade de preparar o seu filho para o futuro, quando ele for o dono.  

Essas foram apenas algumas ideias de renda extra, mas a criatividade é o limite! Sente com o seu filho e explore as possibilidades. 

ATENÇÃO: essas atividades não devem substituir a educação! Caso elas comecem a ganhar prioridade e afetar o desempenho escolar, elas devem ser suspensas. Lugar de criança é na escola. Além disso, é importante ter o acompanhamento de um responsável.

Siga Powpay nas redes sociais para mais conteúdos como esse: 

Facebook

Instagram

Youtube

Linkedin