A importância do “não” na educação financeira do seu filho
12/6/2021
A gente entende que educar os filhos é uma tarefa difícil, não apenas quando o assunto é dinheiro, mas em todas as esferas da vida dele. E nesse processo de amadurecimento muitas coisas vão acontecer, inclusive o momento de dizer “não”.
A negação é parte fundamental no desenvolvimento, você não está sendo um pai ou uma mãe ruim ao recusar um pedido. Quando disser “não”, saiba que você está ajudando a formar uma pessoa mais preparada para o futuro.
O “não” na educação financeira
Saber lidar com a negação na esfera financeira é de extrema importância, pois quando lidamos com dinheiro, nada é do jeito que queremos: ou é caro demais ou vai demorar para guardar dinheiro.
O “não” vai ensinar ao seu filho que, para comprar algo (especialmente produtos caros), é preciso planejamento, paciência e trabalho duro, que nada é de graça. E para ajudar nisso, o app Powpay conta com a funcionalidade de criar metas.
Então, quando o seu filho pedir algo caro e a sua resposta for “não”, estimule-o a criar a meta e começar a poupar dinheiro. Dessa forma, a sua resposta deixa de ser apenas uma negação e passa a ser uma lição.
Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre os benefícios do “não” e como você deve dizer.
Por que dizer “não”?
Ao dizer “não”, você está ajudando seu filho a desenvolver uma personalidade mais:
Resiliente e Determinada
Quando você nega alguma vontade do seu filho, você está dizendo “agora não” ou “precisa se esforçar mais” ou “não é tão fácil assim”.
Claro que das primeiras vezes o “não” vai vir seguido de birra, choro ou respostas mal criadas. Nessas horas, é preciso manter o pé firme e explicar o motivo da negação. Mas esse tópico abordamos mais pra frente.
Quando os filhos passam a entender que os “nãos” acontecem, isso os ajudam a entender que nem sempre as coisas serão do jeito que eles querem e que é necessário trabalho duro.
Planejador
Assim que os filhos entendem que é necessário se esforçar para conseguir algo, eles começam a pensar no “como” e “o que”: o que e como eu vou fazer para alcançar determinada vontade.
Ao incentivar esse lado planejador da criança, também pode ser a hora de incluí-la no planejamento familiar, afinal, é nesse momento que, cada um da família, terá que abrir mão de alguma coisa.
Consciente
Se eles entenderem que é preciso planejamento e dedicação, fica mais fácil enxergarem o valor das coisas, não apenas se o produto é caro ou não, se vale ou não a pena, mas também na hora de cuidar e preservá-lo.
Como dizer “não”?
Até agora explicamos o quão importante é dizer “não”, mas calma, também não é pra sair negando tudo para o seu filho. É preciso ter alguns pontos em mente antes de dizer tal palavra.
Explique o porquê
Tudo bem que você é o/a responsável e que a última palavra (geralmente) é a sua, mas isso não significa que pode simplesmente negar o que e quando quiser. Se isso acontece, o “não” perde todo seu poder educativo.
É preciso explicar para o seu filho os motivos pelo qual ele não vai conseguir tal coisa, pois dessa forma ele entenderá a realidade financeira da família e compreenderá a decisão.
Mostre soluções
Além de explicar o motivo, é interessante dar saídas para ele. Por exemplo, seu filho quer comprar um celular de R$1200 e você negou pagar ou aumentar a mesada, então ajude-o com o planejamento dessa meta ou então a encontrar o produto por um preço mais barato.
Pondere os “nãos”
Ao negar tudo o que o seu filho pede, isso pode gerar um forte sentimento de estresse, angústia e ansiedade. Por isso, sempre que o seu filho pedir algo, pense: o que você quer ensinar com o “não”?
Por exemplo, se o seu filho ganhou um concurso de matemática e ele pediu um tênis novo, um “sim” nessas horas pode reforçar a mensagem de dedicação. O “sim” também tem seu valor e importância na educação financeira do seu filho.
Quer saber mais sobre esse e outros conteúdos? Então siga Powpay nas redes sociais e fique por dentro de todas novidades!