Como fazer compras inteligentes? 5 práticas para fazer escolhas melhores

9/20/2021

Você sabe fazer compras inteligentes? Embora pareça simples, essa pergunta pode pegar muita gente no susto. Afinal, o que são compras inteligentes? E como você pode fazê-las para manter uma boa saúde financeira?

Compras inteligentes? O que elas são?

É muito comum que, ao tentar economizar, você perceba áreas onde não consegue gastar menos. É o caso de supermercado, por exemplo, ou roupas para crianças pequenas que crescem rapidamente.

Fazer compras inteligentes é compreender que, mesmo que não se possa deixar de gastar em certas áreas, é possível fazer escolhas melhores para não comprometer a saúde financeira da família.

Veja algumas dicas que separamos para que você faça compras inteligentes:


1. Entenda seus hábitos financeiros

O primeiro passo para comprar de modo inteligente é compreender como está a saúde financeira da sua casa. Isso significa entender o seu orçamento familiar e o quanto você pode gastar. Afinal, gastar aquilo que você não tem é o primeiro passo para se endividar.

E isso não quer dizer que você vai  deixar de fazer suas compras. O importante é não ultrapassar o seu orçamento. Aí sim, estará fazendo compras inteligentes!


2. Compre alimentos coringas para ter em casa

“Alimentos coringas” são aqueles que você sempre precisa ter em casa para “qualquer momento”. Eles também são ótimos para evitar que você faça gastos desnecessários.

Alguns exemplos que não podem faltar são: arroz, feijão, macarrão, molho de tomate, cebola, alho, carnes congeladas, ovos, leite, entre outros alimentos com os quais é possível cozinhar diferentes pratos. Só pelo fato de ter esses produtos em casa, você já tem um motivo a menos para gastar com algum pedido via delivery, por exemplo.


3. Evite comprar por impulso

As compras por impulso podem acontecer com qualquer pessoa. Seja o doce no caixa do supermercado, seja uma roupa que você viu no Instagram. As compras por impulso entregam uma realização momentânea, mas muitas vezes acarretam culpa mais tarde.

Não caia na tentação. Lembre-se de que a vida continua após a compra e as dívidas permanecem. A melhor coisa na hora de sentir o desejo de comprar algo que não precisa é parar e analisar as suas finanças, assim como você fez no primeiro passo.  

Planejar o que vai comprar e não ceder às tentações também é fazer compras inteligentes.


4. Encontre maneiras de economizar com as compras inteligentes

E se você pudesse comprar um produto que te ajuda a economizar? Trocar uma geladeira antiga por uma nova, por exemplo, pode até ser um gasto no momento, mas vai gerar uma economia maior no longo prazo, já que os eletrodomésticos modernos gastam muito menos energia.

Lâmpadas de LED também ajudam a economizar, pois consomem muito menos energia que as lâmpadas comuns. Existem também no mercado as chamadas lâmpadas inteligentes, que podem ser desligadas por um aplicativo remoto. Nunca mais esqueça a luz acesa!


5. Ensine seus filhos a fazer compras inteligentes

Ensinar as crianças a fazer compras inteligentes é fundamental para que elas cresçam conscientes de suas finanças.

Para isso, ajude seus filhos a fazer pesquisas de preço dos brinquedos ou outros produtos que queiram comprar. Você também pode dar dicas de como podem economizar e juntar o dinheiro necessário para uma compra mais cara.

A mesada ajuda nesse caso, já que o uso e gestão do próprio dinheiro é um passo importantíssimo da educação financeira para crianças e adolescentes. Na prática, os filhos aprendem como dividir o dinheiro que ganham para gastar conscientemente durante todo o mês, sem faltar no final.  

Você pode contar com o Powpay para te ajudar nesse processo. Oferecemos um cartão pré-pago, carteira digital e educação financeira gamificada. Com o aplicativo, você poderá programar um lembrete de mesada para seus dependentes, que aprendem desde cedo a lidar com o dinheiro.

Além disso, seus filhos podem criar, editar e gerenciar metas no aplicativo, auxiliando no processo de compras inteligentes. Você, como responsável, pode auxiliá-lo com a meta, enviando valores diretamente para o dependente.  

Agora é hora de conhecer mais sobre o Powpay, abrir uma conta para o seu filho e usufruir de todos os benefícios que a educação financeira traz para o presente e futuro de crianças e adolescentes.  

Baixe o aplicativo!  

Powpay

Consumo inteligente desde cedo