Construa o futuro do seu filho com educação financeira!

1/17/2022

Você sabia que entre os inadimplentes, as faixas etárias de 26 a 44 anos e 41 a 60 anos, ou seja, a vida adulta, representam maiores parcelas: 35,8% e 34,7% respectivamente, segundo a última edição do Mapa da Inadimplência Outubro 2021 do Serasa.

Claro que a geração de dívidas não se deve apenas a um motivo, assim como a solução para elas não é somente a educação financeira, é necessário também a elaboração de políticas públicas para reduzir as estatísticas. Porém, educar os filhos desde cedo sobre como gerenciar seu dinheiro, pode fazer muita diferença no futuro. 

Os benefícios da educação financeira na infância

Ao abordar o assunto dinheiro com os filhos, ainda mais quando pequenos, você está não apenas ensinando a economizar, mas também formando uma mentalidade e personalidade mais preparada para os desafios da vida adulta.

Planejamento

Uma das lições mais importantes que a criança aprende com educação financeira, é o fato de que nada é de graça ou fácil. Nesse processo de aprendizagem, eles entenderão que é necessário dedicação e muita organização caso eles queiram alcançar determinado objetivo.

Entre os tópicos da organização, está a definição de metas: se o seu filho quer um brinquedo, incentive-o a criar um objetivo, estipulando o valor desejado e o prazo. Isso tudo pode parecer complicado de ensinar às crianças, mas pelo app Powpay, fica muito mais fácil!

Autocontrole

Uma vez que o seu filho/filha entende a necessidade de se planejar, fica mais fácil ensinar a fazer escolhas mais inteligentes. Por exemplo: se ele/ela tem uma meta definida, e quer comprar outra coisa, vale a pena alertá-los das consequências.

A partir desses avisos, você incentiva seus filhos a se questionarem: devo comprar? Quanto essa compra vai impactar no meu maior desejo? Não é melhor comprar em outro momento?

Frustrações

Se eles percebem que consumo inteligente é feito de escolhas, terão momentos que as crianças não poderão ter o que desejam (pelo menos não no exato momento). Pode parecer simples, mas essa negação ajuda os pequenos a lidarem melhor com os "nãos''.

Autonomia

Ensinar os filhos sobre educação financeira e estimular os pequenos a se planejarem, pouparem e terem autocontrole, isso faz com que eles tenham cada vez mais autonomia. 

Claro que, até chegar a esse ponto, é um processo longo, mas terá uma hora quando seus filhos (mesmo crianças e pré-adolescentes) não precisarão perguntar para você se ele deve ou não comprar determinado produto ou pedir ajuda para alcançar uma meta.

E como isso impacta no futuro?

Todos os tópicos abordados anteriormente, ajudam a formar um adulto mais preparado.

Ao chegarem na fase adulta, quando as pessoas geralmente têm mais responsabilidades, por exemplo, contas da casa, família, escola e entre outros gastos, os filhos (antigas crianças) terão muito mais noção de gerenciamento de risco: saberão evitar dívidas, fazer um planejamento familiar e gastarão com mais consciência.

Como consequência, esses adultos terão mais chances de ter uma qualidade de vida muito mais estável: mais condições de investir em saúde, na aposentadoria, educação e lazer.

Os impactos não são apenas na vida pessoal, mas também na esfera profissional. Se desde cedo você estimula os seus filhos a se planejarem, lidarem com as frustrações e terem mais autonomia, é bem provável que essas qualidades também sejam transparecidas no trabalho: um empregado mais proativo, organizado e focado no objetivo. 

Gostou desse conteúdo? Então, siga Powpay nas redes sociais e fique por dentro de todas novidades. Clique aqui e veja outros conteúdos do blog. 

Facebook

Instagram

Youtube

Linkedin