5 mitos sobre educação financeira

1/24/2022

Ninguém nasce sabendo, sempre haverá dúvidas e erros, o importante é buscar informações corretas e corrigir o que estava fazendo ou pensando de errado.

Com a educação financeira é a mesma coisa, não basta apenas saber somar, subtrair, multiplicar e dividir. Na verdade, educação financeira está muito mais ligada ao seu modo de vida, do que os números na sua conta. 

Por isso, muitas vezes as pessoas acabam se equivocando em algumas práticas ou conceitos da educação financeira. Abaixo listamos 5 mitos que, talvez, você acredite.


Educação financeira é só para ricos

MENTIRA! 

A educação financeira não tem em sua essência o enriquecimento, mas sim ajudar as pessoas a gerenciarem melhor o dinheiro que possuem, independente se são R$1.000 ou R$100.000.

Por isso, mesmo que você não ganhe um salário extraordinário, a educação financeira é pra você sim, inclusive é ela quem te ajudará a gastar menos, a não se endividar e a alcançar seus sonhos.

Educação financeira é pura matemática

MENTIRA! 

Como dito anteriormente, educação financeira está mais relacionada ao seu modo de vida do que com os números. 

Por isso, mesmo que você não seja um mestre em matemática, você ainda pode (e deve) aplicar conceitos e práticas da educação financeira. E convenhamos, se o problema são os números, existem diversas ferramentas que facilitam os cálculos, por exemplo, excel e calculadora.

Poupar é apenas com o dinheiro que sobra 

MENTIRA! 

Um grande erro que muitos cometem é achar que o dinheiro poupado é apenas o que sobrou no final do mês. Isso está errado.

Um dos pontos da educação financeira é saber dividir seu dinheiro entre as suas prioridades. Então, se você deseja poupar, você não vai gastar tudo pra ver o que sobra (se sobrar). Você precisa enxergar essa sua vontade como sendo uma de suas prioridades. 

Portanto, o ideal, quando o salário cair na conta é já separar o valor do aluguel, da luz, da água e da sua poupança. 

Educação financeira significa abrir mão de tudo

MENTIRA! 

É quase impossível viver sem ter que comprar nada: comida, roupa, luz, internet, transporte (mesmo público), tudo você precisa comprar. 

O que a educação financeira impõe em cima do consumo é que ele seja feito de maneira consciente e inteligente. E aqui no blog Powpay, damos muitas dicas de como você pode ter um consumo mais controlado e organizado:

Organizando suas finanças, é possível pagar as contas e ainda aproveitar um passeio ao shopping com direito a cinema.


Educação financeira é coisa de adulto

MENTIRA! 

Aqui no Powpay sempre reforçamos a mensagem: educação financeira deve começar desde pequeno, quanto mais cedo, melhor. 

O tema dinheiro já pode ser introduzido a partir dos 3 anos, claro abordando tópicos básicos, por exemplo, mostrar o que é moeda, nota, cartão entre outros assuntos. Já a partir dos 5 anos, além de falar sobre dinheiro de forma um pouco mais complexa, a mesada pode ser inserida na vida das crianças.

Lembre-se: quanto mais cedo começar a educação financeira, mais preparado para a vida de adulto os filhos estarão.

E aí, se identificou com alguns desses mitos? Compartilhe nas redes sociais e marque o Powpay! Aproveita e nos siga nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Youtube

Linkedin